Trabalhos apresentados em GT do CONAELL abordam narrativas de vida e discursividades

O Grupo de Trabalho (GT) “Narrativas de vida por um olhar discursivo” recebeu oito trabalhos de pesquisa no dia 25 de outubro, durante o XXII Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários (CONAELL). Coordenado pela professora Mariana Ramalho Procópio e pelo professor Maurício João Vieira Filho, o GT reuniu pesquisadores das áreas de Estudos Linguísticos, Literários, Comunicação e afins para debater as narrativas de vida em suas diferentes materialidades a partir de uma perspectiva discursiva.

Os estudos apresentados abordaram temas diversos, como a análise do discurso em narrativas (auto)biográficas, estratégias discursivas na produção de sentidos, questões de memória e esquecimento, silenciamentos, ressignificação de passados, narrativas digitais e plataformizadas, extimidades, espaços biográficos, resistências e (re)existências ao narrar a si, identidades e diferenças, além da escrevivência na produção de conhecimento.

Entre os trabalhos aceitos e apresentados estavam:

  • A autoficção como prática de escrita de si em O Berro do Cordeiro em Nova York de Tereza Albues (Julianna Alves Bahia)
  • Caixões que choram: a questão do gênero do discurso em Meninos de Zinco, de Svetlana Aleksiévitch (Luana da Cruz Medina e Rony Petterson Gomes do Vale)
  • Carta aberta das Andorinhas – Rede de mulheres da Ufop e da Rede Geomamas aos Programas de Pós-Graduação e à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Universidade Federal de Ouro Preto: uma análise semiolinguística (Maria Fernanda Oliveira)
  • Confissões, narrativas e representações juvenis: um estudo diacrônico das crônicas publicadas pela Revista Capricho (Caio Matheus de Jesus Pinheiro e Rafael Anunciação Oliveira)
  • Entre a fé e a moral: análise das marcas de narrativa de si e do outro no depoimento de Padre Patrick na Cpi das Bets (Layla Tonon Reis e Ana Luiza Soares Cortes Silva)
  • Gênero discursivo autobiografia e o processo de aprendizagem de Língua Portuguesa de estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental (Andréia Apª. M. M. Contreiras)
  • Marcas emotivas e cicatrizes de guerra: uma análise discursiva da pathemização em As Últimas Testemunhas, de Svetlana Aleksiévitch (Ikaro de Souza Barroso e Welton Pereira E Silva)
  • Um lugar de memória: violência e resistência em #relatodeumavítima (Rebeca Xaviela Nogueira Fernandes)

O caderno de resumos do evento está disponível para consulta neste link. A organização do evento planeja organizar os anais com trabalhos completos que serão publicados em 2026.

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