LIVROS E CAPÍTULOS

Confira os livros e capítulos publicados por nossas pesquisadoras e nossos pesquisadores.

Gênero, sexualidades e violência

Luiz Ismael Pereira; Maria Carmen Aires Gomes; Mariana Ramalho Procópio Xavier (Organizadores)

“O Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Gênero, da Universidade Federal de Viçosa (NIEG/UFV) tem a felicidade de entregar a todas as leitoras e leitores este volume intitulado Gênero, sexualidades e violências, editado pela Editora da mesma Universidade. Seu objetivo principal é mapear redes de pesquisa nacionais e internacionais que tem como foco o resgate da questão de gênero no ensino, pesquisa e extensão”.

Pesquisar em contextos de exceção: desafios da comunicação organizacional

Ângela Cristina Salgueiro Marques, Isaura Mourão Generoso e Ivone de Lourdes Oliveira (Organizadoras)

O livro reúne reflexões de pesquisadoras e pesquisadores do Brasil e de outros países sobre como a pandemia de Covid-19 impactou modos de pensar e fazer comunicação em contextos organizacionais. Os capítulos apontam para os desafios teórico-metodológicos da pesquisa em contextos de exceção, escritos a partir dos diálogos, intercâmbios e debates realizados em 2021 na edição remota do Seminário Internacional de Comunicação Organizacional (SICO).

Política, Cultura Pop e Entretenimento: O improvável encontro que está transformando a democracia contemporânea

Luís Mauro Sá Martino e Ângela Cristina Salgueiro Marques

As relações com o entretenimento e a cultura pop vem se tornando uma marca da comunicação política, dando o tom para campanhas e debates, definindo agendas e abrindo espaço para novos temas – mas também para discursos menos democráticos. Fãs e eleitores nunca estiveram tão próximos, seja na discussão de questões políticas na música de uma cantora pop, seja na defesa intensa de um candidato. Séries de TV, músicas e filmes cada vez mais são entendidos pelo público a partir de uma interpretação política, levantando questões sobre poder, direitos sociais e identidade, mesmo quando esse não é o tema principal da história. O campo político, ao mesmo tempo, enfrenta o desafio de falar com eleitoras e eleitores mergulhados no universo do entretenimento, da cultura pop e das mídias digitais, que navegam entre mensagens, aplicativos e séries. Os sentidos da política, no ambiente da mídia, estão em constante transformação, e quem souber lidar melhor com essas linguagens tem mais chance de conquistar o prêmio do jogo — se souber converter sua visibilidade pública em votos. O livro apresenta, de maneira ágil e descomplicada, algumas das principais ideias para entender esse cenário. Os exemplos, tirados tanto da mídia quanto de eventos políticos, aproximam a leitura do cotidiano, ajudando a compreender os vários aspectos dessa relação.

 

Pequena máquina anti-hierárquica: entrevista sobre o método da cena

Jacques Rancière

 

Ângela Marques e Marco Aurélio Máximo Prado (Organizadores e entrevistadores)

O autor define a cena como uma operação de desmontagem de legibilidades hegemônicas e hierárquicas, reforçando o fato de que ela faz funcionar o método da igualdade, um método de reorganização do sensível e que alimenta uma pequena máquina de interrupção da explicação usual da ordenação daquilo que vemos, ouvimos e dizemos. A cena entrelaça um conjunto de fios, de elementos, de fluxos, de corpos e objetos heterogêneos: ela os aproxima, os tensiona, altera seu posicionamento no tempo, no espaço, nos processos de aparição. Ela é, sobretudo, uma ruptura com a previsibilidade e a criação de fabulações experimentais e dissidentes.

 

Afetos, teses e argumentos

Sônia Pessoa, Ângela Marques e Carlos Mendonça (Organizadores)

“Escrever hoje nas ciências humanas nos coloca frente a uma dupla impossibilidade. Por um lado, a impossibilidade de não falar do vulnerável, de não ser abalado pelas situações contemporâneas, ainda que reconhecendo a impossibilidade de descrever o todo de uma condição, de querer explicar ou mesmo compreender. Por outro lado, a impossibilidade de falar do vulnerável, sem de uma certa forma falar por elx, sem se colocar num centro que o/a exclua numa periferia, sem subalternizar, reduzir, fixar. Examinaremos algumas possibilidades abertas pela virada afetiva para nos colocarmos em pesquisa, pesquisar frente a rostos, abertos ao estranho e ao estrageiro, sensíveis ao frágil, numa postura modesta pronta para acolher, considerar e aprender pela escuta e pelo encontro. Em primeiro lugar, interrogaremos-nos sobre as possibilidades de uma escrita-performance: motivada e guiada por afetos, escrita-movimento, escrita-tremor, escrita feminina, escrita menor, preocupada com a sua ética e com a sua política. O que pode dizer uma escrita que se tenta fora do falogocentrismo, qual é a sua voz, a sua carne, o seu rosto, qual lugar e autoridade para seus autores, que efeitos sobre seus leitores?”

Jean-Luc Moriceau

No caos da convivência: Ideias práticas sobre a arte de lidar com os outros

Luís Mauro Sá Martino e Ângela Cristina Salgueiro Marques

Não há receita para viver em sociedade. Mas uma maneira de deixar essa experiência mais leve é compreender a condição humana em suas luzes e sombras, cheias de variações, possibilidades e limites, ânimo e fragilidade. No caos da convivência fala sobre entendimento, compreender outras pessoas, acolher antes de exigir e viver bem o tempo com os outros. E sobre até onde as relações podem ir: entender não é justificar, e discordar faz parte da convivência. Em uma época de muitas exigências e pouca compreensão, na qual temos que marcar hora para falarmos e sermos ouvidos, ocupados em intermináveis tarefas e demandas, é o momento de perguntar o quanto estamos bem com isso.

PAULO B Um perfil em mosaico, um glossário em aberto

Ângela Marques, Bruno Souza Leal e Elton Antunes (Organizadores)

Este livro, uma homenagem à trajetória afetivo/acadêmica de Paulo Bernardo Vaz, revela os dons partilhados por ele com cada um dos e das autoras que aceitou participar de sua escritura. Cada seção revela, de maneira muito pessoal, os afetos que marcaram a convivência com Paulo B durante sua trajetória como professor da UFMG. Uma grande parte dessa trajetória é marcada, como verá o leitor, pela construção singular de múltiplas redes de amigos, trocas tecidas com imagens, bom humor, leveza, inteligência, elegância, astúcias e muita criatividade. Partir não implica saber de antemão o que nos espera, como será a vida daqui em diante. Neste partir/partilha é preciso expressar para quem parte o que está sendo deixado por ele em alguns lugares, junto a algumas pessoas que ele cativou. Conhecer as palavras que constituem seu legado é carregar as luzes que poderão servir de norte, de amparo, para enfrentar o desconhecido, o inquietante percurso do recomeço. Iniciar um novo caminho, uma outra experiência no decurso da vida certamente é avançar rumo à incerteza, e não é fácil fazer esse movimento. Este livro nasce a partir da decisão, tomada por Paulo B em agosto de 2020, de encerrar suas atividades acadêmicas voluntárias junto à Pós-Graduação na UFMG, tendo ele já se aposentado oficialmente anos antes. É uma sincera homenagem e um modo de agraciar sua trajetória e seu papel na vida de tantas pessoas.

2023

FERRARI, M. T.; PROCÓPIO, M. R. Notícias sobre mulheres e pandemia: temáticas e enquadramentos em um contexto de desigualdades de gênero aprofundadas. In: Luiz Ismael Pereira; Maria Carmen Aires Gomes; Mariana Ramalho Procópio Xavier. (Org.). Gênero, Sexualidade e Violências. 1ed.Viçosa: Divisão Gráfica Universitária, 2023, v. 1, p. 170-194.

MARQUES, A.; MARTINO, L. M. S. O eros e o enigma da alteridade radical: diálogos possíveis entre Byung-Chul Han e Emmanuel Lévinas. In: Carolina Terra; Carlos Eduardo Aguiar; Michelle Prazeres; Rodrigo Sanches (Org.). Byung-Chul Han e a hipercomunicação. 1ed.São Paulo: Paulus, 2023, v. 1, p. 45-62.

CACADOR, B. S. ; TOLEDO, L. V. ; PRADO JUNIOR, P. P. ; OLIVEIRA, D. M. ; AMARO, M. O. F. ; MOREIRA, T. R. ; MENDONCA, E. T. ; SETTE, F. O. ; ANDRADE, JOÃO V. Inserção de ingressantes em Enfermagem no Sistema Único de Saúde e em ambientes de cuidado: construindo novas identidades. In: Luana Vieira Toledo; Beatriz Santana Caçador; João Vitor Andrade. (Org.). Pesquisas e procedimentos de enfermagem: assistência, gestão e políticas públicas. 1ed.Campina Grande: Amplla, 2023, v. II, p. 9-25.

CAETANO, M. G. L. ; OLIVEIRA, DEISE MOURA DE ; POLATI, A. M. ; ALEIXO, M. T. ; ALEIXO, M. T. ; AMARAL, V. S. . EDUCAÇÃO PERMANENTE NO ÂMBITO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: UM ENFOQUE PARA AS EXPECTATIVAS DE ENFERMEIROS DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA. In: Luana Vieira Toledo; Beatriz Santana Caçador; João Vitor Andrade. (Org.). Pesquisas e procedimentos de enfermagem: assistência, gestão e políticas públicas. 1ed.Campina Grande: Amplla, 2023, v. II, p. 26-41.

SOUZA, R. A. F. ; OLIVEIRA, D. M. ; POLATI, A. M. ; AMARAL, V. S. ; SILVA, R. P. ; MOREIRA, T. R. . PERFIL DOS GESTORES MUNICIPAIS DE SAÚDE DA MICRORREGIÃO DE VIÇOSA, MINAS GERAIS. In: Luana Vieira Toledo; Beatriz Santana Caçador; João Vitor Andrade. (Org.). Pesquisas e procedimentos de enfermagem: assistência, gestão e políticas públicas. 1ed.Campina Grande: Amplla, 2023, v. II, p. 72-87.

SILVA, D. M.; MAFRA, R. L. M. Formas organizativas contemporâneas na internet: Slam Akewí e afetos da/na atuação online durante a pandemia de Covid-19. In: Ângela Cristina Salgueiro Marques; Isaura Mourão Generoso; Ivone de Lourdes Oliveira.. (Org.). PESQUISAR EM CONTEXTOS DE EXCEÇÃO Desafios da Comunicação Organizacional. 1ed.Belo Horizonte: FAFICH/PPGCOM/UFMG, 2023, v. 1, p. 177-198.

VIEIRA FILHO, M. J. Literacia midiática como visada crítica para os estudos de gênero: notas para pensar a educação e o contemporâneo. In: Wilder Kleber Fernandes de Santana; Éderson Luís Silveira. (Org.). Educação e Linguagens Múltiplas: da Antiguidade à Era Digital. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2023, v. 1, p. 458-468.

VIEIRA FILHO, M. J.; LIMA, L. Usurpando o mainstream: lógicas pornográficas de apropriação da cultura pop. In: Ricardo Desidério; Meggie Fornazari; Luciana Klanovicz; Renata Marcelle Lara; Bruno Arnold Pesch; Anderson Lopes da Silva. (Org.). Arte, Literatura e Gênero na Cultura Pop. 1ed.Londrina: Syntagma Editores, 2023, v. , p. 364-382.

VIEIRA FILHO, M. J.; DESIDERIO, R. Quando o assunto é sexo: literacia midiática a partir do projeto audiovisual Sem Capa. In: Ricardo Desidério. (Org.). Grupo de pesquisa em Educação e Diversidade – GPED/UNESPAR: reflexões de seu primeiro triênio. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2023, v. , p. 185-203.

MENDES, D. C.; SOUSA JUNIOR, C. A. A. . O imaginário sobre o perfil do(a) profissional da Administração: reflexões sobre o discurso discente a partir de uma lente queer. In: Luiz Ismael Pereira; Maria Carmen Aires Gomes; Mariana Ramalho Procópio Xavier. (Org.). Gênero, Sexualidades e Violências. 1ed.Viçosa-MG: Editora UFV, 2023, v. , p. 110-130.

RAMALHO, T. S. ; CIRINO, A. L. ; SOUSA JÚNIOR, C. A. A. . Pesquisa documental: proposta de protocolo de pesquisa aplicado à Política Pública Brasil Sem Homofobia. In: Magnus Luiz Emmendoerfer; Bruno Martins Augusto Gomes. (Org.). Métodos qualitativos para análise de políticas públicas. 1ed.Salvador: Motres, 2023, v. , p. 21-.

2022

SANTOS FILHO, R. E.; XAVIER, M. R. P. O HIV em primeira pessoa: identidades e estratégias discursivas nas narrativas de Gabriel Comicholi. In: FONSECA, Leandro Noronha da.; ANUNCIAÇÃO, Maurício Silva da.; ASSIS, Guilherme Ewerton Alves.. (Org.). Cadernos Posit(hiv)os: AIDS, Literatura e cultura em perspectiva. 1ed.João Pessoa: Sal da Terra, 2022, v. , p. 113-133.

VIEIRA FILHO, M. J. Textualidades pornográficas e pedagogias da sexualidade: fronteiras entre educação e normatização sexual na série Pornhub Sex Ed. In: Carla Italiano; Gracila Vilaça; Rafael Francisco. (Org.). Ainda assim nos levantamos / IV Colóquio Discente Diálogos e Convergências, 1-5 março 2021. 1ed.Belo Horizonte: Selo PPGCOM/UFMG, 2022, v. 1, p. 527-541.

VIEIRA FILHO, M. J. Da Comunicação à vida: afetos, experiências e partilhas. In: Maurício João Vieira Filho; Ianka Maria da Silva; Isac Oliveira Godinho; Mateus Lima; Diogo Rodrigues; Kátia Fraga. (Org.). Entrelaçar memórias: vivências dos 20 anos da COM UFV. 1ed.Viçosa: Divisão Gráfica Universitária, 2022, v. , p. 158-163.

MAFRA, R. L. M. ; MARQUES, A. Interrupção da política e progresso intensificado: espetáculo, necropolítica e polinização na comunicação organizacional em tempos de pandemia. In: HOHLFELDT, A.; SCROFERNEKER, C.; SILVA, D.; PAGNUSSATT, D. (org.). (Org.). Impactos e aprendizados da pandemia de Covid-19 na perspectiva dos relacionamentos organizacionais. 1ed.Porto Alegre: EDIPUCRS, 2022, v. 1, p. 87-112.

MARQUES, A. C. S.. Vulnerabilidades e dissensos em contextos organizacionais a montagem de cenas anti-hierárquicas. In: KUNSCH, Margarida Maria Krohling; LIMA, Fábia Pereira; SAMPAIO, Adriano de Oliveira (Org.). Comunicação organizacional e relações públicas: 15 anos da Abrapcorp. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2022, v. 1, p. 91-114.

MARQUES, A.; MARQUES, A. M. S. Relatos de si como práticas transclasses de liberdade: a trajetória de Scholastique Mukasonga em busca de ?um belo diploma?. In: Ida Lucia Machado; Adriana Do Carmo Figueiredo; Maira Guimarães (Org.). Vozes femininas em narrativas de vida: olhares sobre sujeitos transclasses. 1ed.Coimbra: Grácio Editor, 2022, v. 1, p. 67-94.

MARQUES, A. Encontros possíveis em meio ao isolamento social: reflexões éticas, políticas e comunicacionais na experiência do ensino remoto. In: Sônia Caldas Pessoa; Phellipy Jácome (Org.). Trilhas e desafios do ensino remoto emergencial. 1ed.Belo Horizonte: Selo PPGCOM, 2022, v. 1, p. 333-347.

CORDEIRO, I.; MARQUES, A. O microflanar como desvio intersticial: liminaridades e experiência estética no diálogo do jogador-flâneur com ambientes de jogos locativos e de mundo aberto. In: Sônia Caldas Pessoa; Phellipy Jácome (Org.). Cartografias do Comunicacional e Subjetividades. 1ed.Belo Horizonte: Selo PPGCOM, 2022, v. 1, p. 277-298.

MARQUES, A. Operações de insurgência em cenas dissensuais a partir do pensamento de Jacques Rancière. In: Maheirie, Katia; Toneli, Maria Juracy Filgueiras. (Org.). XI Simpósio Brasileiro de Psicologia Política. Ofensivas antidemocráticas, colonialidade, experiências de subjetivação política e a crise democrática no Brasil. 1ed.Florianópolis: Edições do Bosque/CFH/UFSC, 2022, v. 1, p. 28-49.

FLORESTA, A. C. G. ; ALEIXO, M. T. ; SILVA, E. A. E. ; MENDONCA, E. T. ; MACIEL, K. R. ; OLIVEIRA, D. M. . A FORMAÇÃO PARA/NO SUS SOB A PERSPECTIVA DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM. In: Luana Vieira Toledo; Beatriz Santana Caçador; João Vitor Andrade. (Org.). Pesquisas e procedimentos de enfermagem: assistência, gestão e políticas públicas. 1ed.Campina Grande: Amplla, 2022, v. I, p. 458-474.

POLATI, A. M. ; AMARAL, V. S. ; FREITAS, E. L. ; AZEVEDO, C. V. M. ; MOREIRA, T. R. ; OLIVEIRA, D. M. . OS DESAFIOS DA GESTÃO DO SUS SOB A ÓTICA DOS GESTORES MUNICIPAIS DE SAÚDE DE UMA MICRORREGIÃO DE MINAS GERAIS. In: Luana Vieira Toledo; Beatriz Santana Caçador; João Vitor Andrade. (Org.). Pesquisas e procedimentos de enfermagem: assistência, gestão e políticas públicas. 1ed.Campina Grande: Amplla, 2022, v. I, p. 489-503.

RODRIGUES, A. M. ; POLATI, A. M. ; SILVA, L. E. ; AZEVEDO, C. V. M. ; MOREIRA, T. R. ; OLIVEIRA, D. M. . Formação do enfermeiro para atuar na Estratégia Saúde da Família: potencialidades e limites. In: Luana Vieira Toledo; Beatriz Santana Caçador; João Vitor Andrade. (Org.). Pesquisas e procedimentos de enfermagem: assistência, gestão e políticas públicas. 1ed.Campina Grande: Amplla, 2022, v. I, p. 443-457.

COVRE, A. L. ; MONTEIRO, Amanda Thomaz . Atopia e Exotopia: Os lugares da ciência e da opinião na sociedade. In: BRUCK, M. S.; OLIVEIRA, M. C. de; DOS-SANTOS, M. V.. (Org.). Dossiê contra o negacionismo da ciência: A importância do conhecimento científico. 1ªed.Belo Horizonte: PUC Minas, 2022, v. 1, p. 68-74.

ROA, J. P. B. ; COVRE, A. L. ; MONTEIRO, Amanda Thomaz . Plataforma Espinhaço: Conectando Conhecimento. In: FAGUNDES, V. O.; JARDIM, N. B. H.. (Org.). Divulgação científica: Boas Práticas. Iniciativas, experiências e reflexões no contexto da Rede Mineira de Comunicação Científica. 1ªed.Belo Horizonte: Fapemig, 2022, v. 1, p. 170-189.

2021

VIEIRA FILHO, M. J. Relações interrompidas em tempos de pandemia: as (novas) formas de encontro afetivo. In: Pablo Pérez Navarro. (Org.). Margens da pandemia. Queerentenas viadas, boycetas, sapatrans, faveladas. 1ed.Salvador: Editora Devires, 2021, v. , p. 172-175.

VIEIRA FILHO, M. J.; LEAL, B. S. . Te(n)sões no projeto Sem Capa: debates sobre pornografia e pós-pornografia a partir das interações dos espectadores. In: Bruna Andrade Irineu; Moisés Alessandro Lopes; Pablo Cardozo Rocon; Marcos Aurélio da Silva; Marcio Alessandro Neman do Nascimento; Marco José Duarte; Danie Marcelo de Jesus; Jaqueline Gomes de Jesus; Gabriel de Oliveira Rodrigues; Guilherme Passamani. (Org.). Diversidade sexual, étnico-racial e de gênero: saberes plurais e resistências. 1ed.Campina Grande: Realize Editora, 2021, v. 1, p. 2556-2566.

VIEIRA FILHO, M. J. Início sem fim: reflexões do cotidiano em 100 dias de quarentena. In: Bruno Souza Leal. (Org.). Imagens e Imaginários da pandemia: relatos de um grupo em pesquisa. 1ed.Belo Horizonte: Selo PPGCOM/UFMG, 2021, v. 1, p. 75-90.

LEAL, B. S.; AMORMINO, L.; ANDRADE, R.; VIEIRA, W.; BORGES, F.; RODRIGUES, A.; SOUZA, F.; LAGE, I.; CARVALHO, J.; OLIVEIRA, J.; CUNHA, M. L.; VIEIRA FILHO, M. J.; SILVA, M.; AMARO, N.; BERNARDO, P.; JACOME, P. P.; FERNANDES, P.; MICHELETTO, V. A pandemia e seus mortos: disputas imaginativas. In: Phellipy Jácome; Liana Vidigal; Edgar Chagas Junior; Gilson Porto. (Org.). Narrativas midiáticas, experiências e pesquisas amazônicas. 1ed.Belo Horizonte: Selo PPGCOM/UFMG, 2021, v. 1, p. 165-184.

LEAL, B. S.; AMORMINO, L.; BORGES, F.; ANDRADE, R.; VIEIRA, W.; RODRIGUES, A.; SOUZA, F.; LAGE, I.; CARVALHO, J.; OLIVEIRA, J.; SILVA, M. L. C.; VIEIRA FILHO, M. J.; SILVA, M.; AMARO, N.; BERNARDO, P.; JACOME, P. P.; FERNANDES, P.; MICHELETTO, V. Entre a comunidade e a ipseidade dos mortos. In: Phellipy Jácome; Liana Vidigal; Edgar Chagas Junior; Gilson Porto. (Org.). Narrativas midiáticas, experiências e pesquisas amazônicas. 1ed.Belo Horizonte: Selo PPGCOM/UFMG, 2021, v. 1, p. 185-200.

MAFRA, R.; MARQUES, A. C. S. . Interrupção da política e progresso intensificado: espetáculo, necropolítica e polinização na comunicação organizacional em tempos de pandemia. In: Antonio Carlos Hohfeldt; Cleusa Maria Andrade Scrofernecker; Diego Wander da Silva; Denise Pagnussatt. (Org.). Interrupção da política e progresso intensificado: espetáculo, necropolítica e polinização na comunicação organizacional em tempos de panedmia. 1ed.Porto Alegre: EDIPUCRS, 2021, v. 1, p. 93-120.

MARQUES, ANGELA. Sonhar e fabular nos tempos liminares da pandemia. In: MANTOVANI, Camila; ANDRADE, Graziela (orgs.). (Org.). Gritaço: crônicas parentais em confinamento. 1ed.Belo Horizonte: Acolá, 2021, v. , p. 39-47.

MARQUES, A. O método da cena em Jacques Rancière (apresentação). In: Ângela Marques (Org.). O método da cena. 1ed.Belo Horizonte: Quixote Do, 2021, v. 1, p. 37-75.

MARQUES, A.; MARTINO, L. M. S.; MORICEAU, J.; SOUZA, F. C. V.; HERNÁNDEZ, E. B. R. O enigma do outro: contribuições do pensamento de Emmanuel Lévinas para a pesquisa com afetos. In: PESSOA, Sônia; MARQUES, Ângela; MENDONÇA, Carlos (Org.). Afetos, teses e argumentos. 1ed.Belo Horizonte: SELO PPGCOM, 2021, v. ‘, p. 65-82.

MARQUES, A. C. S.; BIONDI, A.; MARTINO, L. M. S. Figuras de insurgência na obra de Jacques Rancière: o desmedido momento da fabulação e da coexistência nas cenas de dissenso. In: LAGE, Leandro (Org.). Imagens da resistência: dimensões estéticas e políticas. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2021, v. 1, p. 87-118.

MARTINO, L. M. S.; MARQUES, A. Pensar o lugar do contemporâneo na Epistemologia da Comunicação. In: Ivan Bonfim; Basílio Sartor; Karine Vieira; Márcia Veiga (orgs.). (Org.). Mìdia e Zeitgeist. 1ed.Florianópolis: Insular, 2021, v. 1, p. 99-112.

SANTOS, F. B. O. ; PERES, M. A. A. ; OLIVEIRA, D. M. ; FERRAZ, C. M. L. C. ; SCHRECK, R. S. C. . Imunização e sua história sob as lentes da Enfermagem. In: Maria da Glória Lima; Tércia Moreira Ribeiro da Silva. (Org.). Estratégias de vacinação contra a Covid-19 no Brasil: capacitação de profissionais e discentes de Enfermagem. 1ed.Brasília: Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), 2021, v. VI, p. 21-30.

2020

BALDISSERA, R.; MAFRA, R. Discursos, identidades e relações de poder: dinâmicas e emergências em comunicação organizacional. In: Luiz Alberto de Farias; Else Lemos; Cláudia Nociolini Rebechi. (Org.). Opinião pública, comunicação e organizações: convergências e perspectivas contemporâneas. 1ed.São Paulo/SP: Abrapcorp, 2020, v. 1, p. 271-289.

MAFRA, R. L. M. Diferença como presença: corpo-acontecimento e contemporaneidade. In: Denise Prado; Frederico Tavares; Michele Tavares. (Org.). MÍDIA, TEMPO E INTERAÇÕES SOCIAIS: conceitos em circulação. 1ed.Belo Horizonte: PPGCOM/UFMG, 2020, v. 1, p. 115-136.

MARQUES, A.; OLIVEIRA, I. L. Olhar/pensar a comunicação organizacional na perspectivada ética, da subjetividade, da alteridade e do conflito. In: Luiz Alberto de Farias; Else Lemos; Cláudia Nociolini Rebechi (Org.). Opinião pública, comunicação e organizações: convergências e perspectivas contemporâneas. 1ed.São Paulo: Abrapcorp, 2020, v. , p. 251-270.

MARTINO, L. M. S.; MARQUES, A. Midiatizações da intolerância em narrativas de migrantes no Brasil. In: HELLER, Barbara; CAL, Danila; ROSA, Ana Paula da. (Org.). Midiatização (in)tolerância e reconhecimento. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2020, v. 1, p. 223-248.

MARTINO, L. M. S.; MARQUES, A. Pensar o lugar do contemporâneo na Epistemologia da Comunicação. In: BONFIM, Iva; VIEIRA, Karine; SARTOR, Basílio; GADRET, Debora; VEIGA, Marcia (Org.). Mídia e Zeitgeist. 1ed.Florianópolis: Insular, 2020, v. , p. 20-40.

MARQUES, A.; THERRIER, D. Figurações e legibilidades de migrantes haitianos em imagens fotográficas: dimensões estéticas e políticas da consideração da alteridade. In: BARROS, L. M.; MARQUES, J. C; MÉDOLA, A. S. (Org.). Produção de sentido na cultura midiatizada. 1ed.Belo Horizonte: SELO PPGCOM UFMG, 2020, v. 1, p. 221-242.

PROCÓPIO, M. R.. Vom Stillen bei offiziellen Auftritten bis zum weiblichen Dresscode: Der Körper als diskursive Strategie zur Konstruktion des Ethos der brasilianischen Politikerin Manuela d?Ávila. In: SAUER, Birgit; SEL, Asiye; MORITZ, Ingrid.. (Org.). Körperbilder, Körpersymbole und Bekleidungsvorschriften Zur Repräsentation von Frauen in Werbung, Medien und Sport.. 1ed.Vienna: ÖGB-Verlag, 2020, v. , p. 68-79.

SILVA, J. L. P. ; MAFRA, R. L. M. A emergência de latências no Youtube: a experiência pública das ocupações secundaristas no Brasil. In: Heloisa Raimunda Herneck; Silvana Claudia dos Santos; Caio Corrêa Deross. (Org.). Experiências, narrativas e histórias: percursos pós-críticos nas pesquisas educacionais. 1ed.Porto Alegre: Editora Fi, 2020, v. 1, p. 276-298.

VIEIRA FILHO, M. J.. Relações interrompidas em tempos de pandemia: as (novas) formas de encontro afetivo. In: Pablo Pérez Navarro. (Org.). Histórias da queerentena. 1ed.Cuenca (Ecuador): Editorial Centro de Estudios Sociales de América Latina (CES-AL.), 2020, v. , p. 227-230.

2019

MAFRA, R. L. M.; MARQUES, A. C. S. . Direitos humanos, organizações e emergências: tensões entre diferenças e ideologia do progresso. In: Ângela Cristina Salgueiro Marques; Daniel Reis Silva; Fábia Pereira Lima. (Org.). Comunicação e direitos humanos. 1ed.Belo Horizonte: PPGCOM UFMG, 2019, v. 1, p. 115-136.

2018

FONSECA, A. C. A. ; REIS, A. C. G. ; PROCÓPIO, M. R. . Os imaginários sociodiscursivos da profissão de Secretariado: análise de discurso publicitário da empresa UNIMED no. In: Nicole Kollross. (Org.). Mídia, construções identitárias e processos socioculturais. 1ed.Londrina: Syntagma Editores, 2018, v. , p. 191-211.

PROCÓPIO, M. R.. O engajamento de atores políticos nas redes sociais: uma análise discursiva da participação da deputada Margarida Salomão na campanha #meuamigosecreto. In: Antônio Augusto Braighi; Cláudio Humberto Lessa; Marco Túlio Câmara. (Org.). Interfaces do midiativismo: do conceito à prática. 1ed.Belo Horizonte: CEFET-MG, 2018, v. , p. 758-773.

SANTOS FILHO, R. E. ; PROCÓPIO, M. R. . O humor como estratégia discursiva para discussão das identidades gays e da homofobia nos vídeos do canal Põe na Roda. In: Clóvis Teixeira Filho. (Org.). Reflexões sobre comunicação e diversidade sexual e de gênero. 1ed.Syntagma Editores: Londrina, 2018, v. , p. 249-275.

ANTUNES, E.; MAFRA, R.; JAUREGUI, C. Mídia em trânsito, mídia em transe: textualização, epifania e distanciação. In: Bruno Leal; Carlos Alberto Carvalho; Geane Alzamora. (Org.). Textualidade Mediáticas. 1ed. Belo Horizonte: PPGCom/UFMG, 2018, v. 1, p. 35-58.

MARQUES, A. C. S.; MAFRA, R. L. M.; MARTINO, L. M. S. Desafios para a prática das relações públicas em sua interface com a democracia e questões de justiça. In: Tiago Mainieri; Ângela Marques. (Org.). COMUNICAÇÃO E PODER ORGANIZACIONAL: Enfrentamentos discursivos, políticos e estratégicos. 1ed.Goiânia: Gráfica UFG, 2018, v. 1, p. 91-123.

MENEZES, D. S. M.; MAFRA, R. L. M.; MARQUES, A. C. S. Comunicação pública, verificação da igualdade e práticas participativas: emergências e modelagem aberta da informação. In: Antônio José Calhau de Resende;José Alcione Bernardes Júnior. (Org.). PRINCÍPIO DA IGUALDADE: UMA ABORDAGEM MULTIDISCIPILNAR. 1ed.Belo Horizonte: ALMG, Escola do Legislativo, Núcleo de Estudos e Pesquisas, 2018, v. 1, p. 155-182.