PESQUISADORAS E PESQUISADORES

Coordenadora e coordenador

Mariana Ramalho Procópio

Sou professora na Universidade Federal de Viçosa (UFV), vinculada ao Departamento de Comunicação. Atuo no curso de graduação e Comunicação Social – Jornalismo, no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e no Programa de Pós-Graduação em Letras. Atuei como docente no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Doutora em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PosLin) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com estágio doutoral realizado na Université Paris-Est Créteil, na França. Mestre também em Estudos Linguísticos pelo POSLIN/UFMG e graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela UFV. Realizei Pós-Doutorado em Mídia e Estudos de Gênero na Lancaster University, na Inglaterra. Sou co-líder do DIZ – Grupo de Pesquisa em Discursos e Estéticas da Diferença e membro do NIEG – Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Gênero da UFV. Representei a UFV no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) de Viçosa-MG no ano de 2023. Desenvolvo pesquisa nos seguintes temas: estudos de gênero e sexualidade; diferença; narrativa de vida e análise do discurso.

Rennan Lanna Martins Mafra

Doutor (2011) e mestre (2005) em Comunicação, na área de concentração Comunicação e Sociabilidade Contemporânea, e graduado em Comunicação Social (2001), habilitação Relações Públicas, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Realizou estágio pós-doutoral (2021) no Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Professor Associado III, lotado no Departamento de Comunicação Social (DCM) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e credenciado como docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Regionalidades (PPGCOM) da UFV, do qual é seu atual coordenador (2025-2029); e, encerrando orientações, como docente colaborador no Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Docente do curso de graduação em Comunicação Social-Jornalismo da UFV, nas áreas de Teorias da Comunicação; Comunicação e Organizações; Comunicação e Experiência; e Laboratório de Assessoria de Comunicação e Imprensa. É coordenador do Pólen – Laboratório de Experimentação em Comunicação e Organizações e co-líder do DIZ – Grupo de Pesquisa em Discursos e Estéticas da Diferença, ambos sediados no Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável (IPPDS) da UFV. Desenvolve pesquisas que problematizam interfaces entre a comunicação, as historicidades e a emergência de subjetividades no contemporâneo, com foco em experiências públicas e em regionalidades dos processos comunicacionais. Para isso, mobiliza, especialmente, os contextos da comunicação organizacional, ao compreender como as organizações produzidas pela temporalidade moderna, com foco no Estado, no Mercado e na Ciência, interferem no modo como subjetividades são constituídas, a partir de tensões instituídas pela ideologia do progresso. Para isso, mobiliza, especialmente, inspirações metodológicas das materialidades da comunicação e dos estudos atmosféricos, em meio às quais é possível compreender a emergência de historicidades e subjetividades a partir de oscilações entre presença e sentido. É coordenador do GT Estudos de Comunicação Organizacional da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós) (2024-2026). É Vice-Coordenador da Sessão Temática (ST) Discursos, Identidades e Relações de Poder da Associação Brasileira de Pesquisadores em Relações Públicas e Comunicação Organizacional (Abrapcorp) (2025…). 

Docentes pesquisadoras e pesquisadores

Angela Cristina Salgueiro Marques

Professora Associada do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora em Comunicação Social pela UFMG (2007) e mestre em Comunicação Social pela mesma instituição. Realizou pós-doutorado em Comunicação e em Ciências Sociais na cidade de Grenoble (França), onde atuou junto a dois grupos de pesquisa: o Groupe de Recherche sur les Enjeux de la Communication (Institut de Communication et Medias – Université Stendhal) e o Groupe de Recherche en Sciences Sociales sur l’Amérique Latine (MSH-Alpes, Université Pierre Mendes France). Foi professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero. Seus atuais interesses de pesquisa estão voltados para a interseção entre a Comunicação, a Política e a Estética; entre a Comunicação e a Cultura, e entre a Comunicação e processos políticos, com destaque para o estudo das imagens e suas potências transformadoras; políticas públicas e cidadania ;comunicação pública e comunicação organizacional; reconhecimento social de grupos minoritários; abordagem comunicacional-pragmática das relações entre estética e política; a composição de redes discursivas destinadas a publicizar questões de interesse coletivo; o aprimoramento de metodologias qualitativas de pesquisa que objetivam evidenciar a articulação entre diferentes atores, discursos estético-expressivos e cenas dissensuais.

Deíse Moura de Oliveira

Bacharel e Licenciada em Enfermagem pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2006). Especialista em Saúde da Família na Modalidade de Residência pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2008). Doutora em Ciências pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (2013). Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa (UFV). e no Programa de Mestrado Profissional em Ciências da Saúde. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Enfermagem com Abordagens Fenomenológicas (EEUSP). Líder do Grupo de Estudos Interdisciplinares em Saúde (UFV) e do Grupo de Pesquisa e Práticas em Saúde Coletiva (GRUPPESC).Membro da Comissão Coordenadora do Curso de Enfermagem (UFV) e da Pós-Graduação em Ciências da Saúde (UFV). Tem experiência no Ensino de Enfermagem e em Pesquisa na área de Saúde Coletiva, com ênfase para obesidade, Atenção Primária à Saúde e gestão no Sistema Único de Saúde. 

Diego Costa Mendes

Professor no Departamento de Administração e Contabilidade, membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm) e do Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP), ambos da Universidade Federal de Viçosa, onde atua como docente e orientador de teses e dissertações. Doutor e mestre em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco. Líder do tema “De(s)colonizando a diversidade, suas políticas e práticas no ambiente de trabalho” da divisão acadêmica GPR – Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, da ANPAD (2025-2027). É coordenador do Grupo de Investigação sobre Trabalho, Gestão e Diferenças – GiD, e membro do Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Gênero – NIEG, ambos certificados pelo CNPq. Possui interesses de pesquisa na Gestão de Pessoas, nos Estudos Organizacionais e na Administração Pública, com atuação sobre os seguintes temas: assédio em organizações públicas; marcadores sociais da diferença (gênero, raça, idade, sexualidade, corporeidades e origem) nas relações de trabalho, nas organizações e nas políticas públicas; opressões e vulnerabilidades sociais; trabalho e cotidiano no pós-pandemia; precarização do trabalho; qualidade de vida no trabalho.

Frederico da Cruz Vieira de Souza

Doutor (2018) e Mestre (2012) em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pesquisador colaborador vinculado à Universidade Federal de Viçosa, no Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável (IPPDS) e no Diz – Grupo de Pesquisa em Discursos e Estéticas da Diferença. Especialista em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (2009). Possui graduação em Comunicação Social – Jornalismo (2006) e Relações Públicas (2004), ambas pela UFMG. Professor do curso de graduação em Relações Públicas da PUC Minas. Formou-se ator pelo Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado/Palácio das Artes. Atualmente é servidor público, atuando como Gerente de Relações Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Apresenta experiências em Comunicação Institucional no setor público, iniciativa privada e terceiro setor. Como docente, ministrou aulas em cursos de graduação e especialização na PUC Minas e de especialização no Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH). É Pesquisador colaborador vinculado à Universidade Federal de Viçosa, no Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável (IPPDS) e no Diz – Grupo de Pesquisa em Discursos e Estéticas da Diferença. Tem se dedicado a pensar as imagens outramente, a partir de suas relações com os sujeitos, considerando-se o binômio ética-política e o campo da experiência estética; bem como as implicações entre o visível e o dizível no universo das imagens e na construção das possibilidades de olhar. Os participantes de suas pesquisas incluem fotógrafos, população de rua e povos migrantes.

Maurício João Vieira Filho

Doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e graduado em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Desde 2019, é integrante do grupo de pesquisa DIZ: Discursos e Estéticas da Diferença (UFV/CNPq). Atuou como professor substituto no departamento de Fundamentos, Teorias e Contextos (FTC) da Faculdade de Comunicação (Facom) da UFJF. No doutorado, foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Programa de Bolsas de Pós-Graduação (PBPG) da UFJF, o que possibilitou o desenvolvimento da tese sobre narrativas de vidas LGBTQIA+ escritas durante a pandemia de covid-19. Foi bolsista na Diretoria de Comunicação Institucional (DCI) da UFV. Realiza pesquisas sobre gênero, sexualidade e corpos sob uma perspectiva comunicacional, além de estudar a diferença como forma de questionar marcadores sociais a partir de acionamentos teórico-políticos queer. Outros interesses de pesquisa incluem a humanização do jornalismo, narrativas de vida, cultura pop, textos e discursos.

Doutorandas e doutorandos

Adriana Helena de Almeida Freitas

Doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atuou, entre 2019 e 2023 no Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável (IPPDS) da UFV desenvolvendo atividades diversas no campo da comunicação institucional. Foi bolsista do projeto Adaptando Conhecimento para a Agricultura Familiar e Acesso a Mercado (AKSAAM) do Fundo Internacional do Desenvolvimento Agrícola (FIDA). Foi bolsista do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) 2018-2019, entre agosto de 2018 e julho de 2019, no projeto Políticas da diferença e estéticas da diferença: leituras sobre acontecimentos públicos contemporâneos. Foi bolsista do Programa de Apoio a Iniciação Científica da FUNARBE (Fundação Arthur Bernardes) – FUNARBIC, entre março de 2017 e fevereiro de 2018, no projeto “Facebook da depressão”: articulações da cultura terapêutica na internet. Atua, desde novembro de 2023, como Designer Gráfica no GESUAS. É integrante do grupo de pesquisa “Diz – Discursos e Estéticas da Diferença” e do “Pólen – Laboratório de Experimentação em Comunicação e Organizações”.

Amanda Thomaz Monteiro

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), na linha de pesquisa Redes, Linguagens, Memórias. É mestre em Educação (2017) pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), especialista em Gestão Estratégica de Marketing (2005) pela Faculdade de Ciências Econômicas (FACE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e graduada em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas (2003) pela UFMG. Atualmente, é pesquisadora do Laboratório de Experimentação em Comunicação e Organizações (Pólen) e do Grupo de Pesquisa em Discursos e Estéticas da Diferença (DIZ), ambos ligados à Universidade Federal de Viçosa (UFV). Foi diretora de Comunicação Social da UFVJM (2015-2019); membro da Diretoria Executiva do Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom) (biênio 2017/2018), órgão assessor da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes); e membro da coordenação da Rede Mineira de Comunicação Científica (RMCC) (biênio 2020/2021). Tem experiência em planejamento e gestão da comunicação, comunicação pública, divulgação científica, assessoria e organização de eventos. Atuais interesses de pesquisa: midiatização, escritas de si, subjetividades, organizações, estéticas da diferença, Estudos Atmosféricos e tensões de temporalidade.

Luciana Gomide Vieira

Mestra em Estudos Linguísticos, na linha de Estudos do Texto e do Discurso, pelo Departamento de Letras da UFV (2019), desenvolve pesquisas sobre narrativas de vida em diferentes espaços. Possui graduação em Comunicação Social – Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2001). Atuou como jornalista, redatora, assistente de direção e produtora de cinema e vídeo. Produziu documentários, longa-metragem, comerciais, programas educativos, mostras de cinema e festival de literatura. Atuou como assistente de direção em filmes comerciais, curta e longa-metragem. Trabalhou como assessora de imprensa em mostras e festivais de cinema e como redatora em sites culturais e na elaboração de roteiros.

Robson Evangelista dos Santos Filho

Professor substituto no curso de Jornalismo do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS), do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Mestre em Estudos Discursivos pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e graduado em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). É integrante do Grupo de Pesquisa em Discursos e Estéticas da Diferença (DIZ – UFV) e do Núcleo de Estudos em Comunicação, História e Saúde (NECHS – Fiocruz/UFRJ). Desenvolve pesquisa com interesse nos seguintes temas: discursos midiáticos, narrativas de vida, identidades, representações e HIV/aids.

Mestrandas e mestrandos

Guilherme José Salgado Rodrigues

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (2018) e em Secretariado Executivo Trilíngue também pela Universidade Federal de Viçosa (2022). Atualmente é Mestrando em Letras pela Universidade Federal de Viçosa. Atua como Assessor Executivo na Editora UFV e Gerente Administrativo na Livraria UFV. Foi Administrador da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de Ouro Preto, onde gerenciava planos e ações governamentais do FNDE, PDDE, PAR, dentre outros convênios, e secretário executivo do Curso de Extensão em Língua Francesa (CELIF) da UFV. Participou como organizador do livro comemorativo de 30 anos do curso de Secretariado Executivo Trilíngue da Universidade Federal de Viçosa, lançado pela Editora UFV em 2021. Atuou na Prefeitura Municipal de Viçosa como Coordenador do Setor de Gestão de Pessoas e como Membro da Comissão Permanente de Licitação de 2019 a 2021. Ministrou, de 2016 a 2018, oficinas no Projeto “Parlamento Jovem”, parceria da PUC-MG com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Tem experiência na área de Administração, Comunicação, Letras e Linguagens.

Maria Fernanda Machado Gomes de Oliveira

Mestranda em Comunicação e Regionalidades pela Universidade Federal de Viçosa e graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela mesma instituição. Membra do DIZ – Grupo de Pesquisa em Discursos e Estéticas da Diferença (UFV/CNPq) desde 2023. Foi bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG com o projeto “Economia do cuidado: sentidos e silenciamentos sobre trabalho e desigualdade de gênero na mídia” de 2023 a 2025. Meus interesses de pesquisa são os marcadores sociais da diferença com ênfase no gênero e movimentos populares feministas a partir do ponto de vista comunicacional.

Matheus Augusto Mendes Motta

Mestrando em Letras na Universidade Federal de Viçosa (UFV), atuando na linha de pesquisa de Estudos do Texto e do Discurso. É bacharel em Comunicação Social – Jornalismo pela mesma instituição. Atualmente, é vice-coordenador do Cineclube Carcará. Tem como principais áreas de interesse: análise do discurso, gêneros do discurso, estudos de mídia, conflitos migratórios e cinema.

Rita de Cassia Cesarino

Mestranda em Comunicação e Regionalidades PPGCOM/UFV. Mestre em Economia Doméstica na área de consumo, infância, adolescência e vulnerabilidade social PPGED/UFV. Graduada em Letras – Inglês pela Faculdade de Ciências Humanas do Vale do Piranga. Especializada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade de São Paulo e em Políticas Públicas em Gênero e Raça pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é Presidente da Fundação Menino Jesus. Membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) em Ponte Nova, MG.

Carolina da Silva Barreiros

Estudante do curso Comunicação Social/Jornalismo, na Universidade Federal de Viçosa.

Vitória Aparecida de Almeida Pereira

Estudante do curso Comunicação Social/Jornalismo, na Universidade Federal de Viçosa.