Pesquisadoras e pesquisadores do DIZ, vinculados à linha de pesquisa “Linguagens, produções sociotécnicas e diferenças”, apresentam trabalhos no V Encontro Nacional de Ficção, Discurso e Memória (ENAFDM).
Ana Cláudia Mello da Silva, mestranda em Letras na UFV, e a professora Mariana Ramalho Procópio participam do eixo temático “Estudos de Análise do Discurso” com o trabalho “A presença da Família Gotinha na campanha de vacinação contra a covid-19: uma análise discursiva a partir da ótica semiolinguística”. O objetivo é analisar a presença da Família Gotinha na campanha de vacinação contra a covid-19 a partir dos 20 primeiros vídeos que marcam sua aparição ou de um de seus membros na ação.
Também no mesmo eixo temático, Guilherme José Salgado Rodrigues, mestrando em Letras na UFV, e Maurício João Vieira Filho, doutorando em Comunicação na UFJF, apresentam o trabalho “Sobreviventes e resistentes: análise semiolinguística do discurso de Erika Hilton na comissão sobre o casamento homoafetivo”. Diante da tentativa recente de proibição do casamento homoafetivo pela Câmara dos Deputados, a pesquisa tem o objetivo de analisar o discurso da deputada federal Erika Hilton, em uma das sessões, em relação à garantia de direitos e à luta da comunidade LGBTQIA+.
O ENAFDM é um evento promovido pelo grupo de pesquisa Ficção Científica, Gêneros Pós-Modernos e Representações Artísticas na Era Digital (FICÇA), em cooperação com o Programa de Pós-graduação em Letras (PPGLetras), o Departamento de Letras (DELER), Programa de Pós-graduação em Letras de Bacabal (PPGLB), da UFMA e o Projeto Divulga Letras. Para mais detalhes sobre a programação do evento, acesse este link.